Saiba quais as precauções a tomar com os sites social networking
Data: 02 Abril 2007
Tema: Fraude


Nos últimos anos surgiu uma nova utilização da Internet enquanto meio de comunicação: os “social networking” sites. Alguns dos sites são bastante famosos como o “MySpace”, o “Friendster”, o “MSN Spaces” ou o “Bebo”.

Este tipo de sites envolve comunidades virtuais de milhões de pessoas de todo o Mundo (maioritariamente jovens) e tem como objectivo a partilha de informação sobre os mais variados temas, desde literatura e cinema até à agenda pessoal.

Uma vez que estes sites têm como base a partilha de informação entre os seus milhões de utilizadores, é necessário que tenha em atenção o tipo de informação que vai divulgar. Deverá garantir que não fornece informação de carácter pessoal e intransmissível, tais como dados financeiros ou pessoais.

Recomendações

Não acredite em tudo, por vezes as pessoas não são quem dizem ser. À semelhança do mundo real, por vezes as pessoas não são quem dizem ser. Assim, antes de dar acesso ao seu perfil, certifique-se que a pessoa é de confiança.

Mantenha a sua informação pessoal, privada. Não publique o seu nome completo, morada, telefone, dados bancários ou de cartão de crédito. Não publique informação de terceiros, a não ser que tenha o seu consentimento.

Mantenha sempre que possível o acesso ao seu perfil (o conjunto de informação publicada) como restrito. Alguns sites permitem manter o seu perfil visível apenas às pessoas por si autorizadas.

Certifique-se que a sua informação pessoal não é publicada por terceiros. Por vezes, mesmo que de forma não intencional, outras pessoas podem disponibilizar informação sobre si que não deseja ver publicada.

A informação uma vez publicada fica disponível para sempre. A partir do momento que uma determinada informação é publicada num site, essa informação nunca mais desaparecerá, mesmo que seja removida do site original.





Este artigo veio de Anunciweb - Soluções Digitais
http://www.anunciweb.pt/html/

O Link deste artigo é:
http://www.anunciweb.pt/html//article.php?sid=199